sexta-feira, 28 de agosto de 2009

SEMANA ISMAEL NERY: OITENTA ANOS DE BELÉM PARA O MUNDO


APRESENTAÇÃO

A História, a Memória Cultural e o melhor da Arte sabem: Belém do Pará é atelier de grandes e universais mestres. Prova disso é a poderosa assinatura deixada por Ismael Nery nas telas do Modernismo brasileiro. As telas de Nery hoje valem milhões e figuram no acervo de importantes colecionadores e de museus do mundo. Nascido na capital paraense no ano de 1900 e posteriormente trasladado para o Rio de Janeiro, Ismael tornou-se uma das maiores referências das nossas artes plásticas. Um dos introdutores do Surrealismo no cenário artístico nacional, introdutor da androgenia do universo pictórico tupiniquim e criador da corrente filosófica conhecida como o Essencialismo (que pregava a abstração do tempo e do espaço), esse gênio ímpar escolheu sua terra natal, Belém, como cenário para sua primeira grande exposição. A mostra ocupou o hall do Palace Theatre, no célebre Grande Hotel, entre os dias 07 e 15 de setembro de 1929. Os ares de 2009 pontuam, portanto, os oitenta anos desse marco para o rumo da pintura brasileira. A decisão de fazer de Belém o leito em que deu à luz a genialidade de suas tintas fez com que Ismael transformasse a capital paraense num capítulo singular. A data não podia, de forma alguma, passar despercebida. Por esta razão, O Governo do Estado do Pará, através da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (único espaço público no Estado a batizar algumas de suas dependências com o nome desse grande mestre dos tons: hall Ismael Nery e Centro de Eventos Ismael Nery), numa iniciativa do Departamento de Leitura e Informação, em parceria com o Sistema Estadual de Biblioteca, apresenta a Semana Ismael Nery: Oitenta Anos Exposto de Belém para o Mundo. Destinada a comemorar esse momento ímpar em nosso calendário cultural, a programação abrangerá palestras, performances cênicas e leituras dramáticas inspiradas no legado de Ismael Nery. O evento acontecerá no Hall Benedicto Monteiro, no Cine Líbero Luxardo, no Teatro Margarida Schivasappa e na Biblioteca Arthur Vianna, nos dias 15, 16, 17 e 18 de setembro.

(Carlos Correia)

CRONOGRAMA

Dia 15 de Setembro

Local: Hall Benedicto Monteiro

19h - Abertura da programação

  • Exibição do programa Regatão Cultural (da TV Cultura) sobre Ismael Nery
  • Sarau com poemas de Ismael Nery: participações dos poetas Josette Lassance, Harley Dolzane e Luis Carlos França

20h – Leitura Dramática da Peça Nu Nery

Local: Teatro Margarida Schivasappa

Dia 16 de Setembro

Das 10h às 11h30 – Palestra Ismael Nery, um Paraense que Pintou a Ousadia

16h – Performance Cênica ISMAEL EM TRÊS TRAÇOS

Local: Cine Líbero Luxardo

Dia 17 de Setembro

Das 10h às 11h30 – Palestra Ismael Nery Traços de Uma Biografia

16h – Performance Cênica ISMAEL EM TRÊS TRAÇOS

Local: Cine Líbero Luxardo

Dia 18 de Setembro

Das 10h às 11h30 – Palestra O Valor Artístico da Poesia de Ismael Nery

16h – Performance Cênica ISMAEL EM TRÊS TRAÇOS

Local: Cine Líbero Luxardo

DETALHAMENTO DA PROGRAMAÇÃO

A) Ciclo de Palestras
Análises sobre traços da obra do pintor e poeta paraense Ismael Nery serão divulgados, debatidos e detalhados num ciclo de palestras que abrangerá os seguintes temas:

Palestra Um (Tema): Ismael Nery, um Paraense que Pintou a Ousadia
Ministrante: Carlos Correia Santos (poeta, dramaturgo e pesquisador sobre Ismael).
Conteúdo: Palestra que fará junto ao público um apanhado geral sobre a produção artística de Ismael Nery. Quais fases compõem a obra do artista (expressionismo, cubismo e surrealismo). Quais suas principais obras na pintura. Por que hoje ele é considerado um pintor tão importante e valioso. Como e por que ele iniciou sua produção poética. O que é o Essencialismo, corrente filosófica que criou.

Palestra Dois (Tema): Ismael Nery Traços de Uma Biografia
Ministrante: Carlos Pará (editor da revista Pará Zero Zero)
Conteúdo: Palestra que relatará aspectos da biografia de Ismael. Origens familiares. Vivencias no Rio de Janeiro e ingresso na Escola Nacional de Belas Artes. Viagens para Europa. A exposição em Belém: importância e repercussão. Morte aos 33 anos, vitima de tuberculose.

Palestra Três (Tema): O Valor Artístico da Poesia de Ismael Nery
Ministrante: Sheila Maués (Professora de Literatura).
Conteúdo: Palestra que mergulhará nos aspectos artísticos dos poemas criados por Ismael Nery. Quais são as características literárias dessa obra. Quais as particularidades da produção poética de Ismael.

B) Performance Cênica

A programação contará a com apresentações da performance cênica ISMAEL EM TRÊS TRAÇOS, obra teatral especialmente criada para o evento pelo dramaturgo Carlos Correia Santos, autor que há mais de seis anos pesquisa e transporta para os palcos traços bio-artísticos do universo que cerca Ismael Nery. Em ISMAEL EM TRÊS TRAÇOS, três atores vivem alter-egos de Ismael e mergulham nas expectativas e impressões que o artista nutria a respeito da exposição que fez em Belém, em 1929.

C) Leitura Dramática do Texto Teatral Nu Nery

A programação contará ainda com apresentação de uma leitura dramática do texto teatral NU NERY, escrito por Carlos Correia Santos. A obra já conquistou diversos prêmios, como o Prêmio IAP de Literatura, o Funarte Petrobras de Fomento ao Teatro, Prêmio Caravana Funarte Petrobras de Circulação Nacional e o Caixa Cultural. O texto já foi apresentado em diversas cidades brasileiras, como Brasília, Natal, São Luis, Recife e Camaçari. Na dramaturgia criada por Correia, o foco se abre sobre o intenso, perturbador e belo triangulo psico-afetivo travado por Ismael, sua esposa Adalgisa Nery e o poeta mineiro Murilo Mendes, amigo do casal.

D) Programação Paralela na Biblioteca Arthur Vianna

Ao lado de toda a programação de palestras, performances e leituras cênicas, a Biblioteca Pública Arthur Vianna disponibilizará aos usuários uma exposição com obras literárias ligadas à trajetória do poeta e pintor paraense Ismael Nery.

E) Programa Ismael nas Bibliotecas

Através do Sistema Estadual de Bibliotecas, exemplares da obra “Nu Nery”, editada pelo IAP, serão doados a bibliotecas dos 143 municípios paraenses.

4 comentários:

Bibliarte disse...

Ólá Sheila,
Gostaria de saber se é necessário fazer inscrição para assistir as palestras. É gratuito?

Grande abraço

Sheila Maués disse...

Sim. A programação é gratuita.
Obrigada pelo interesse.
Abraço.
Sheila.

Andreluza Pombo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andreluza Pombo disse...

Olá Profª, obrigada por nos proporcionar blog como tal bagagem cultural.

 
©2009 Templates e Acessórios